segunda-feira, 26 de maio de 2008

Sr.F e a busca por um poema.

(ao som de Mack the Knife - Louis Armstrong )


Sr.F acordou no meio da noite injuriado há duas semanas ele tenta escrever um poema mas não consegue fazer mais do que duas linhas sem ficar insatisfeito.

Sr.F – Não adianta forçar a inspiração...Farei um poema sobre o que ? A natureza, um animal? Um sentimento, um amor não correspondido?

Sr.F então começa a olhar ao seu redor procurando algo.

Sr.F – O que me trará esta casa ? Uma cortina, uma margarida? Uma fotografia?

(Sr.F senta-se em sua cama e olha para seu lado) – Abajur...


Abajur...
O que dizer?
O que não dizer?
Acende meus lampejos.

Ilumina minha impaciência.

E a rima?
Já que verbos são,
ausentes nesta sílaba.
Belle de jour, Catherine, mon amour,
Allons enfants
Le jour de gloire est arrive

Com tua luz, me conforto.
Através dela, um alento e a segurança.
Na sua sombra surgem o mistério e a ilusão.
Em tua sombra gelada desconfio de mim mesmo.

Abajur, abajur
Objeto discreto e companheiro
Conversei contigo e criei uma poesia
Possessivo e bobo fui eu, que achei que a inspiração era minha..

Sr.F desliga sua inspiração e volta a dormir, agora, tranqüilo e aliviado.



12 comentários:

suєℓℓєи яibєiяo disse...

noooooossa
very perfect =D

Aline disse...

Muito bom o blog. Escrever contos assim, colocando até poesias no meio, contribui muito pra ti. Com certeza, estás cada vez melhorando em inúmeros aspectos tua escrita em geral. Li uns dois ou três textos, e são bem interessantes. Em especial, esse do abajur, lembrei de um texto que também escrevi, mas foi sobre o mouse. E estava numa situação bem parecida com a do Sr. F, mas escrevi uma crônica, ao invés de uma poesia. Eu não sei escrever poemas.. Acho que nunca serei poetiza. Não nasci com esse dom, mesmo tendo uma imensa admiração por ler aqueles textos em estrofes falando as vezes, coisas sem pé nem cabeça, que só os verdadeiros artistas entendem. A qualquer dia, posto o texto do mouse no meu blog.
Vou adicionar seu blog aos favoritos. Achei seus textos "envolventes" com o leitor. Gostei bastante. Parabéns.
Beijos.

http://hudsay.blogspot.com

Gustavo Ganso disse...

Gostei desse Vlad, quando eu comecei a ler, pensei que fosse ser um parnasiano chato, eu achei parnasiano, mas não chato, sem se preocupar com rimas e etc.
Mas no fim acho que a inspiração foi sua mesmo. XD

até
Gustavo Ganso

* Mariana disse...

Você é muito bom. É muito difícil me agradar, você conseguiu! :D
passa lá!
http://quatroamigassemjeansviajante.blogspot.com/

Victória D. disse...

Adorei o desligou a inspiração. Caiu bem. E a poesia ficou tão solitária, gostei. Abraços.

P.S.: Quero colocar o link daqui no meu blog. Posso?

Gustavo Ganso disse...

Finalmente consegui conceber o que eu tava pensando! Por isso eu não gosto de cometar logo depois de ler, eu prefiro pensar um pouco, ver até onde o texto em leva. Achei que o seu poema não ficou preso dentro da estética do abajur, foi além da beleza física, transcendeu na questão da inspiração, qualquer coisa pode serivr de tema, mas a poesia tem que buscar o além-tema, não pode ficar só na descrição puramente estética. Acho que você conseguiu isso. Ótimo.

- Mariana Merchiol - disse...

Anh, que lindo teu blog!
Sutil, delicado, cheio de forças!
Adorei! Vou ler os outros posts com calma em casa (estou enrolando no serviço). Depois desse sobre o abajur...tenho certeza que vou gostar! =D

Victória D. disse...

Pronto.
Ah, obrigada.

Que bom que irá ler os outros, tenho alguns melhores do que o que comentou. :D
Os seus são ótimos.

Aline disse...

Poisé.. "O mundo dos blogs" está possuído por pessoas que vem ao seu blog e dizem: "seu blog ta perfeito, muito bom. bjs. comenta la no meu!". Claro que um blog com comentários, é legal. Mas, esse tipo de comentário, é inútil.. :/
Que bom que gostou do comentário que deixei aqui. Bom, eu não queria estar respondendo no mesmo post, e sim, em um outro, mas você ainda não postou de ontem pra hoje, hehe.
O link de seu blog já está nos recomendados de meu blog, afinal seu blog é realmente recomendável. Talvez me contradiga um pouco agora, pois em relação a links, eu acabei colocando links de blogs ali na minha lista, que eu sinceramente, não acho recomendáveis... Mas, se eu resolver fazer uma limpeza, pode ter certeza que o seu permanecerá!
Ah! E como o texto do mouse, já está pronto, esperarei pra postá-lo, quando não tiver tempo de escrever, o que eu acho que acontecerá, em breve.
Beijos!

Hudsay disse...

Bom, não sei se foi isso que quis dizer, mas se foi, eu concordo. O "isso" que me referi é que lamentavelmente, o brasileiro tem a fama, e não só fama, mas grande parte realmente são mentirosos, furam nas filas, enfim.. E eu não acho que isso seja só a visão de outros países em relação ao brasileiro. Acredito que seja verdade mesmo. Já ouvi dizer que esse tipo de comportamento é o tipo africano, que foi trazido ao Brasil pela escravidão. Só não sei se acredito nisso como uma verdade ou como uma forma de preconceito, porque não dá para transformar os negros em santos, só porque há o preconceito. Todos somos seres comuns, e todos erramos.

http://hudsay.blogspot.com

Anônimo disse...

hahahha mto bom

abajur, abajur
se tu desligar
não vai te luz
o que será então
de mim nessa escuridão

passa lá:
Net Esportes

Fernando Gomes disse...

quem diria que um abajur poderia ser tão inspirador
;D

gostei daqui.

http://www.andisaidgoddamn.blogspot.com/